Transformadores
TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS
2011
4.0 Introdução
Um transformador é um dispositivo electrotécnico de conversão electromagnética de energia eléctrica cuja função principal é converter potência eléctrica com determinados valores dos parâmetros de regime (corrente e tensão) entregue pela fonte a um enrolamento a ela ligado electricamente em potência eléctrica com outros valores de grandezas de regime num outro enrolamento. Os dois enrolamentos estão ligados num mesmo circuito magnético construido de material ferromagnético e não estão ligados electricamente entre si. Portanto, estão ligados através do fluxo magnético que abraça os dois enrolamentos. O enrolamento ligado à fonte designase de primário e o enrolamento ligado ao lado da carga designa-se de secundário. O princípio de conversão de energia é a lei de indução magnética de fluxos variáveis no tempo. Análise De Circuitos Eléctricos Para O Curso De Engenharia Informática:
Material Teórico- Julho-Dezembro 2011: Notas Do Regente
Página 1
CAPÍTULO 4
TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS
2011
4.1. Circuitos Magnéticos
Um circuito magnético é um caminho fechado para a circulaç o fluxo magnético, tal como um circuito eléctrico propicia um caminho para a circulação da corrente eléctrica. Os transformadores, as máquinas eléctricas rotativas e muitos outros dispositivos de conversão electromecânica usam circuitos magnéticos. Os circuitos magnéticos são constituidos por materiais ferromagneticos (núcleo) capazes de se magnetizar com a circulação de fluxo magnético e fontes de excitação ou força magnetomotriz. No caso de máquinas eléctricas como por exemplo o transformador, o núcleo é normalmente feito de material ferromagnético (aço electrotécnico).
Existem entretanto casos especiais em que para além de material ferromagnético o caminho do fluxo contém interrupções com caminhos de ar a que se chama entreferro. 4.1.1.
Indução Magnética ou Densidade de Fluxo Magnético, B.