compactação do solo
Compactação normal
A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade. Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra.
DENSIDADE “IN SITU”
O método do frasco de areia aplica-se a solos com qualquer tipo de granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas manuais, e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos para que a areia usada no ensaio neles não penetre. O material em estudo deve ser suficientemente coeso e firme para que as paredes da cavidade a ser aberta permaneçam estáveis e as operações realizadas não provoquem deformações na cavidade.
Objetivo
Compactação normal
Proceder a realização do ensaio de compactação tipo Proctor Normal, com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação. Melhoria e Estabilidade de propriedades mecânicas dos solos:
Redução da compressibilidade;
Aumento da resistência;
Aumento da capacidade de carga das bases e sub-bases dos pavimentos;
Redução da permeabilidade
Densidade “in situ” Consiste em determinar a massa específica aparente seca de campo através do método do frasco de areia e da cravação do cilindro, assim o solo pode ser escavado com ferramentas de mão de forma a evitar que a areia usada no ensaio penetre nos mesmos. Melhoria das estruturas a serem trabalhadas, não deixando o solo entrar em deformação.
Material
Compactação normal
Cilindro e soquete de