canais de distribuição
Com o desenvolvimento da informática e com o acesso cada vez mais fácil, confiável e rápido da Internet, a tendência de ocorrer um encurtamento no número de canais, devido à revolução no uso da informação, tornou-se uma alternativa para varejistas diminuírem os custos dos produtos. De todos os intermediários, são os atacadistas os mais propensos a serem eliminados da cadeia de suprimentos.
O crescimento dos varejistas impõe a realidade de investir mais em serviços ao cliente por parte dos intermediários, dando a esse um suporte melhor de informações e entregas rápidas e eficazes
Problemas e restrições ao encurtamento da Cadeia de Distribuição
Pode resultar em grandes perdas diante do fato que os atacadistas e distribuidores são responsáveis pela intermediação financeira dos seus clientes. Da mesma forma, é necessário um investimento alto em infraestrutura de estoque e armazenagem, nem sempre suportados. Esta prática acaba prejudicando o mercado, pois aumenta a diferença dos preços entre o pequeno e o grande comércio, limitando a indústria a trabalhar penas com um número reduzido de clientes, que fortes, acabam fazendo grandes volumes, porém, com pouca lucratividade.
Soluções para encurtamento da Cadeia de Distribuição
O desenvolvimento de seus próprios produtos, com marcas próprias, criando opções para o mercado. Como a empresa intermediária possui uma boa cobertura do mercado onde atua , bom relacionamento com os consumidores e se essa oferece produtos e serviços de qualidade ao mercado varejista, pode facilmente assumir o lugar da indústria como fabricante dos bens de consumo e não perder o foco do negócio, que é a distribuição, soluções como a parceria com a indústria de forma que essa produza os produtos com a marca da intermediária tem sido a alternativa mais viável para as empresas que estão adotando esta estratégia.