canabinoides
Universidade Anhanguera
Carnabinóides
Prof.(a).Dra Danilla. Biomedicina 6°
Alunos:
Janaina Pereira Galhardi RA nº2033005086
[Digite o número do telefone]
[Digite o número do fax]
A expressão “abuso de drogas” é infeliz, visto que denota uma desaprovação social e pode ter significados diferentes para diferentes pessoas. No decorrer dos últimos 20 anos, houve muito progresso na elucidação da neurobiologia das drogas e abuso e seus efeitos não apenas sobre receptores de neurotransmissores e transportadores de receptação, como também sobre a cascata dos sistemas de segundos, terceiros e quatros mensageiros intracelulares, muitas drogas de abuso atuam através de receptores ligados à proteína G, como os receptores de canabinóides, para cada classe das drogas de abuso, foi descrita uma complexa biologia molecular, incluindo substratos neuroatômicos específicos ligados a diferentes neurotransmissores.
As seções a seguir fornecem uma revisão dos conhecimentos atuais sobre a neurobiologia molecular de cada classe de drogas de abuso e sua farmacologia clínica. _________Canabinóides
1- Introdução_________
O uso incorreto de uma droga pode significar toma - lá para a indicação errada, dose errada ou por períodos demasiado longo, para citar alguns exemplos óbvios.
No contexto do abuso de drogas, a droga propriamente dita tem menos importância do que o padrão de uso. Assim, por exemplo, tomar 50mg de diazepam para aumentar o efeito de uma dose diária de meta dona é um abuso de diazepam. Por outro lado, tomar a mesma dose diária excessiva do fármaco, porém apenas pelo seu efeito ansiolítico é praticar um uso incorreto do diazepam. A dependência é um fenômeno neurológico freqüentemente associado ao “abuso de drogas”.
A dependência psicológica manifesta por um comportamento compulsivo de busca a droga, em que o individuo utiliza a droga repetidamente para a satisfação pessoal, muitas vezes apesar do risco conhecido a saúde.