Dopping
Os Canabinoides estão listados na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (WADA) e foram proibidos em Competição de Rugby desde 1º de janeiro de 2004.
Por quanto tempo a Cannabis permanece no organismo?
O THC pode ser detectado no corpo até várias semanas após a ingestão inicial, porque ele se aglutina ao tecido gorduroso do corpo, de onde é libertado lentamente. O tempo de limpeza também pode ser afetado pela quantidade consumida, frequência de uso, potência da cannabis e o quanto ativa fisicamente a pessoa é. um Jogador pode ter um resultado positivo no exame de consumo de Cannabis, mesmo que seu uso tenha ocorrido dias ou semanas antes de uma partida.
Porque são usada pelos atletas?
A marijuana ou o haxixe podem ser tomadas como forma de relaxar antes de uma competição, diminuindo a ansiedade pré-competitiva ou para melhorar o estado de prontidão em desportos de risco. Uma utilização repetida e habitual conduz ao desinteresse, à desmotivação, à diminuição da atenção e da concentração e à letargia. Os canabinóides provocam uma diminuição da imunidade originando uma maior predisposição às doenças infecciosas.
O risco estimado de desenvolvimento de dependência é de cerca de: Mais de 10% para canabinóides.
O levantamento analisou os casos de 139.836 atletas. Desse total, 2.958 tiveram resultados positivos para doping:
11,7%, canabinóides (alucinógenos ou depressores, como a maconha)
O que são os Canabinóides?