Artigo Cannabis Canabinoides
Autor: Mourinho, Mónica (Enfermeira do Serviço de Medicina 3 do CHBA, Mestranda em
Cuidados Paliativos em Enfermagem - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias,
Castelo Branco)
Email:monicasrasquinho@gmail.com
Fevereiro,2013
Resumo:
Abstract:
Vários estudos têm demonstrado que a Cannabis e os Canabinóides possuem um considerável papel terapêutico no tratamento de sintomatologia associada ao sistema nervoso central. É um conceito relevante para os cuidados paliativos devido ao aumento da incidência de doenças prolongadas, incuráveis e progressivas, sendo de extrema importância o controlo sintomático destes doentes.
Nesta revisão sistemática da literatura objetivouse verificar a eficácia, do uso de Canabinóides, no controlo de sintomas de doentes com doença neurológica degenerativa ou cancro, em cuidados paliativos, e identificar os sintomas com resultados, num contexto medicinal de terapia complementar. Foram incluídos 7 ensaios clínicos randomizados duplamente cegos, publicados entre 2008-2012, pesquisados a partir de bases de dados de texto integral e de referência.
Como resultado, a Cannabis e os Canabinóides, quando associados como terapia complementar, à terapêutica convencional, para a redução de sintomatologia que prevalece, demonstra ser eficaz. Conclui-se que apesar das evidências do beneficio do seu consumo, melhoria de sintomas e qualidade de vida, a ilegalidade do seu uso e o seu estigma na sociedade, leva à necessidade de se refletir e reavaliar numa perspectiva moral, ética e clinica o seu uso medicinal, para o conforto e necessidades destes doentes.
Due to the increased incidence of prolonged incurable and progressive diseases it´s a concept relevant for symptoms managing in palliative care. Several studies have shown that cannabis and
Cannabinoids have considerable therapeutic role in the treatment of symptoms associated Central
Nervous