cana de açúcar
Resumo
No Brasil a canadeaçúcar (Saccharum spp.) é cultivada em mais de quatro milhões de hectares para a produção de açúcar e álcool, aguardente e alimentação de bovinos. A cadeia produtiva da canadeaçúcar, seus produtos e subprodutos constitui uma importante fonte de distribuição de riqueza e de bemestar para inúmeras comunidades interioranas brasileiras, contribuindo para a diminuição do êxodo para as metrópoles e de seus conseqüentes problemas sociais. A ação de extensão teve como objetivo divulgar para a sociedade a importância da indústria canavieira no desenvolvimento regional, bem como os produtos e subprodutos oriundos da usina de açúcar, da destilaria anexa e autônoma. O público, apesar de conhecer os produtos e alguns subprodutos da cana, não tinha conhecimento sobre suas funções e importância para a cadeia produtiva e comercial.
Introdução
A produção de açúcar a partir da canadeaçúcar é uma indústria difundida em todo mundo. O cultivo de canadeaçúcar ocorre predominantemente em climas tropicais e subtropicais, dentro de uma latitude de 35
0
ao norte e ao sul do equador, e representa aproximadamente 7080% do açúcar total produzido. O açúcar também é produzido a partir de outras plantas, dentre as quais a beterraba sacarina é a mais amplamente cultivada.
Para o Brasil, a cana é especialmente importante, pois é cultivada em mais de quatro milhões de hectares para a produção de açúcar e álcool, principalmente, mas ainda para fabricação de aguardente e alimentação de bovinos. É hoje o País líder na produção de açúcar, na exportação, e em área plantada com canadeaçúcar, além de ser líder na utilização dessa planta como fonte de energia líquida renovável, o álcool, sendo ainda o único a utilizar este produto de forma exclusiva como combustível alternativo de veículos.
Além de acarrear divisas para o País e contribuir para diminuição da poluição ambiental por combustíveis fósseis, a cadeia