Energia Solar
Portugal é a nível europeu um dos países com mais horas solares com 2200 a 3000 horas por ano.
A energia solar é a energia que é produzida através dos raios solares transmitidos pelo sol. Pode resultar em energia fotovoltaica para produzir eletricidade e térmica para produzir calor. É um excelente forma de produção de energia e Portugal tem bons níveis de radiação no sul do país e é uma energia que também tem boas vantagens, como, fácil manutenção, não faz ruídos e contribui para a diminuição da dependência de combustíveis fosseis para a produção de eletricidade , tendo também desvantagens como o grande custo de implementação e de que nem toda a radiação que é transmitida se transformar em eletricidade mas não deixa de ser uma grande energia renovável para investir.
Portugal tem duas grandes centrais fotovoltaícas, a da Amareleja instalada no concelho de Moura esta que abastece energia elétrica para 30 mil lares (93 GWh/ano). É
composta por 2520 seguidores solares cada um com 104 painéis podendo também evitar a emissão de 86 mil toneladas de dióxido de carbono. A proprietária desta central é a empresa espanhola Acciona. A outra grande central é a de Hércules no concvelho de Serpa, uma das zonas mais ensolaradas da Europa. É uma área de 64 héctares compostos por 52 mil painéis fotovoltaicos estes que se encontram a 2 metros do chão para que o terreno continue a servir de pastoreio. Este projecto tem capacida para fornecer energia a 8 mil lares e evitará a emissão de 19 toneladas de dióxido de carbono. As empresas proprietárias deste parque construido em 2006 são a GE Energy Financial Services(americana) e a Catavento (portuguesa)
Apesar de já termos investimentos desta energia em Portugal não rende muito, e poderíamos perfeitamente investir de forma a que rendesse bem mais.