Campo eletromagnético
TATIANE GASPAR DA SILVA
CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
ITU
2014
TATIANE GASPAR DA SILVA
CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Educação de Auto Cuidado como parte da avaliação referente ao 2º bimestre.
Profº Adriano Ortis
ITU
2014
Sumário
NO PRINCÍPIO 3
CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS 4
PRINCIPAIS FONTES DE CAMPOS DE EXPOSIÇÃO AO PÚBLICO 5
CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS DE 60 HZ 6
LINHAS DE TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS OU ELETRÔNICOS 6
USO DA ENERGIA: TENDÊNCIA 8
MEDIDAS DE CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS 9
EXEMPLO DE CARACTERIZAÇÃO DE CEMS 10
NO PRINCÍPIO
O estudo dos fenômenos elétricos e dos fenômenos magnéticos, conhecidos desde a Antiguidade, evoluiu até se criarem as noções de campo elétrico e de campo magnético.
Quando, em 1820, o professor universitário dinamarquês Oersted terminava uma aula, verificou que uma corrente elétrica fazia oscilar uma agulha magnética colocada próximo do circuito elétrico que deixara ligado. Desta observação concluiu que existe uma relação entre o fenômeno elétrico e o magnético.
O cientista americano Joseph Henry em 1830 e o cientista inglês Michael Faraday em 1831 verificaram que a variação do magnetismo próximo dum circuito elétrico fazia surgir neste uma corrente elétrica (fenômeno da indução magnética). Desta observação concluíram que existe uma relação entre o fenômeno magnético e o elétrico. Em 1867 o cientista inglês James Maxwell apresentou a teoria eletromagnética e em1873 publicou o “Tratado de Eletricidade e Magnetismo”. Maxwell criou uma estrutura teórica e matemática que explica os fenômenos elétricos e magnéticos como manifestações de uma mesma entidade, o chamado campo eletromagnético. Os fenômenos elétricos e magnéticos não são, portanto, independentes. Maxwell condensou em 4 equações matemáticas, as chamadas equações de Maxwell, a relação e quantificação entre o