Campos eletromagnéticos
Campos eletromagnéticos
Campo Magnético Induzido e Campo Elétrico Induzido
O físico escocês, James Clerk Maxwell (1831-1879), teve grande importância no estudo do Magnetismo e da Eletricidade, por ter estabelecido leis que se tornaram fundamental para o entendimento destes campos. Também contribuiu com os estudos de outras áreas na Física, como a percepção das cores pela nossa vista, produzindo uma das primeiras fotografias coloridas; e uma teoria sobre os anéis de Saturno. Mas foi no campo Eletromagnetismo que mais teve notoriedade e profundidade, como a previsão da existência das ondas eletromagnéticas e o estabelecimento da natureza eletromagnética da luz.
Para elaborar as suas leis, Maxwell apoiou-se nas leis experimentais de Coulomb, Ampère e Faraday, acrescentando uma nova percepção criada por ele próprio, estruturando um conjunto de equações, denominadas equações de Maxwell, que sintetizam todos os conhecimentos sobre Eletromagnetismo adquiridos até aquela época. Em conseqüência da elaboração deste conjunto de equações, foi a percepção de que existia ondas eletromagnéticas.
Campo Elétrico Induzido
O conceito de Campo Elétrico foi elaborado pelo físico inglês Michael Faraday, que denominou campo elétrico como uma entidade física que transmite para o espaço a existência de um corpo eletrizado (Q), gerador de intensidade, que influência uma carga de prova (q) dentro deste espaço, formando assim, uma força de interação (F), de origem elétrica agindo sobre a carga (q), podendo ser repulsão ou atração.
Dado pela fórmula:
E=Fq
A partir do momento que se pode entender o conceito de campo elétrico, concluiu também que não é apenas em cargas elétricas em repouso há a criação de campo elétrico, mas também por um campo magnético variável, conhecido como campo elétrico induzido, explicado abaixo:
Quando um campo magnético, existente em certa região do espaço, sofrer variação no decorrer do tempo, os seus