Fluxo e campo eletromagneticos
CURSO DE ENGENHARIA
Experimento 7
FLUXO ELETROMAGNÉTICO E CAMPO ELETROMAGNÉTICO
Alunos:
Nova Friburgo,12 /11/2014
Objetivo:
O objetivo desse experimento é identificar e descrever o campo eletromagnético e o vetor de indução magnética, concluir que a variação do fluxo de indução magnética pode induzir uma corrente elétrica em um condutor e concluir que uma corrente elétrica é capaz de produzir efeitos magnéticos.
Materiais:
Parte 1:
- Um voltímetro;
- Duas conexões com pinos banana;
- Conjunto de bobina retangular;
- Um imã em forma de U.
Parte 2:
- Uma fonte de alimentação DCC de tensão variável;
- Uma chave liga-desliga;
- Um voltímetro;
- Fios e conecção;
- Um sistema de bobinas paralelas;
- Um imã em forma de U;
Bússola;
Teoria:
A palavra bobina tem diversos significados, mas em eletrônica, é a palavra utilizada para se referir a qualquer fio condutor elétrico enrolado em si mesmo, ou ainda em volta de uma superfície também condutora. Este simples rolo de fios encontra diversos usos na eletrônica, desde o seus mais antigos desdobramentos. A sua aplicação mais evidente é a de produzir magnetismo, tornando-se a bobina num ímã elétrico ou eletroímã. Bobinas são empregadas assim, como indutor, ou seja, um dispositivo elétrico passivo que tem como utilidade armazenar energia em forma de um campo magnético.
Seu funcionamento parte do principio de que, quando a corrente elétrica passa num enrolamento de fios, gera-se um campo magnético e, inversamente, quando se interrompe um campo magnético, gera-se eletricidade em qualquer enrolamento de fio dentro das linhas de força do campo magnético. Devido ao fato de que o campo magnético ao redor de um fio ser circular e perpendicular a este, uma maneira fácil de amplificar o campo magnético produzido é enrolar o fio como uma bobina.
Sua potência depende ainda da espessura e da quantidade de fio utilizado em