Canhão eletromagnético
Canhão eletromagnético
Belo Horizonte
2013
INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA:
Canhão eletromagnético
Belo Horizonte
2013
Indução Eletromagnética
Suponha um condutor fechado e colocado num campo magnético. Seja S a área da superfície determinada pelo condutor; o angulo formado pela normal a essa superfície com as linhas de forca; a indução magnética. O fluxo magnético através da superfície é:
O fluxo magnético através da superfície é:
Se por um processo qualquer variarmos o fluxo , como consequência aparecera no condutor uma corrente elétrica. Sendo assim definimos indução eletromagnética ao fenômeno pelo qual aparece corrente elétrica num condutor, quando colocado num campo magnético e o fluxo que o atravessa varia. A corrente que aparece é chamada corrente induzida. É importante notar que a causa da indução eletromagnética é a variação do fluxo. Se o fluxo permanecer constante e não variar, então a corrente elétrica desaparecerá. A variação do fluxo pode ser obtida, ou por uma variação da indução , ou por uma variação da área S, ou por uma variação de . Na pratica, o que se faz quase sempre e variar o , pois para isso basta girar o condutor dentro do campo magnético.
A indução eletromagnética existe toda vez que existe a variação do fluxo e conseguimos isso de varias formas. Citaremos duas:
Indução em uma bobina com deslocamento de ímã Suponhamos uma bobina cujos extremos sejam ligados a um galvanômetro. Ao aproximarmos da bobina o ímã ou introduzirmos nela, a bobina ficará num campo magnético. A variação provocara uma corrente que será acusada pelo galvanômetro. A suposição a cima é demonstrada na figura abaixo:
O que interessa é um movimento relativo do ímã em relação à bobina: é