Microscopios
No estudo das ciências em geral, o microscópio óptico tem sido particularmente importante, uma vez que permite observações que estão fora do alcance da visibilidade direta do olho humano (olho nu). A estrutura pormenorizada dos seres vivos ou inertes e essa infinidade de objetos tão pequenos que já se conhecem, estariam ainda no vasto campo do desconhecimento humano se não existisse o microscópio.
Figura 01 – Modelos de Microscópios |
BREVE HISTÓRICO DO MICROSCÓPIO
Nos finais do século XVI, depois de quatro séculos de aperfeiçoar e buscar novas utilizações às lentes, foi criada a lupa (uma lente com suporte de mão) por Galileu que, usando-a, efetuou as primeiras observações de objetos e seres. No século XVI, a construção e o aperfeiçoamento do microscópio, particularmente do sistema de lentes, expandiu-se, quando Antonie Van Leeuwenhoek e Zacharias Jansen, fabricantes de óculos, desenvolveram os primeiros microscópios simples (uma única lente com suporte de mesa) e compostos (duas lentes com suporte de mesa), respectivamente. Esses aparelhos utilizavam a luz refletida pelo objeto fortemente iluminado. Vários modelos foram a seguir construídos, entre os quais alguns de valor histórico, como por exemplo, o microscópio de Robert Hooke, o descobridor da célula.ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO MICROSCÓPIO ÓPTICO COMPOSTO
Geralmente, o microscópio óptico composto é constituído por duas partes – uma parte mecânica e uma parte óptica. Cada parte engloba uma série de componentes constituintes do microscópio.
A parte mecânica (suporte de mesa) serve para dar estabilidade e sustentar a parte óptica, sendo constituída por:
— Pé ou Base: estrutura que suporta o microscópio, propiciando-lhe estabilidade.
— Coluna ou Braço: peça afixada à base, na qual estão aplicadas as demais partes constituintes do microscópio.
— Canhão: cilindro responsável por sustentar as lentes, tendo na parte superior a lente ocular e na