Magnetohidrodinâmica
Introdução
Essa área do conhecimento, em geral, é designada por “magnetohidrodinâmica” (MHD), cujo objetivo de estudo é o movimento de fluidos condutores submetidos à influência de campos eletromagnéticos. O MHD une conceitos da dinâmica dos fluidos e eletromagnetismo, isto é, a ação de campos eletromagnéticos sobre fluidos portadores de carga elétrica. Atualmente as maiores aplicações são:
Geofísica: Estudo do núcleo do planeta que se comporta como um grande sistema magnético.
Física nuclear: Estudo dos gases ionizados para manter as reações de fusão nuclear.
Engenharia: ”Motores de propulsão magnéticos e modelagem de aeronaves de alta velocidade ou de reentrada na atmosfera (aeroespacial e naval). Este trabalho consiste em compreender e aplicar a natureza magnetohidrodinâmica onde serão realizados seus conceitos para a fabricação de um protótipo com a finalidade da geração de uma propulsão MHD e melhorar sua eficiência conseqüentemente diminuindo o arrasto do corpo gerado pelo Fluido.
2.10 - Força de Lorentz
Quando uma particula carregada eletricamente viaja em um campo eletromagnetico, age nela uma força chamada força de Lorentz. Em fisica nao relativistica, a equaçao abaixo associada as Equações de Maxwell e às leis de Newton, fornece uma descriçao exata do movimento dos corpos eletricamente carregados em um campo eletromagnetico. Segue a equaçao da força de Lorentz:
[pic]
Onde
F é a força exercida pelo campo eletromagnetico na carga puntiforme
E é o Campo elétrico
B é o Campo magnético q é a carga eletrica v é a velocidade da carga
Essa equaçao é na verdade uma sintese das seguintes equaçoes:
[pic]
Sendo a primeira a definiçao de campo eletrico e a segunda uma verificaçao experimental de como um campo magnetico uniforme age em uma carga puntiforme. A segunda equaçao foi historicamente construida a partir da seguinte equaçao: