Campo eletromagnético
23/05/2013
Transformadores
Aluno: Raphael Gomes.
3º Período – Eletrotécnica.
Introdução
No dia 15 de maio de 2013 o professor Ronaldo que ministra a aula de transformadores fez três experiências para demonstrar os efeitos elétricos e mecânicos do campo magnético.
Na experiência dos efeitos elétricos e mecânicos do campo magnético de uma bobina, se tem a orientação dos polos e a direção do campo magnético da bobina.
Nas experiências da geração de força eletromotriz e a influencia das propriedades magnéticas dos materiais, se tem a amplitude da tensão induzida positiva e negativa (fechamento e abertura da chave) com quatro tipos de núcleos: núcleo de ar, núcleo de madeira, núcleo de aço comum e núcleo de aço eletrotécnico; com esse experimento também se observa as propriedades magnéticas dos materiais usados como núcleo.
Na experiência de geração de força eletromotriz de transformação se é possível perceber a diferença da amplitude da força eletromotriz gerada de acordo com a velocidade que se introduz o imã permanente no núcleo da bobina.
Ensaio
Para demonstrar na prática tudo o que aprendemos nas aulas ministradas pelo professor Ronaldo realizamos um ensaio onde foram utilizados num primeiro momento os seguintes equipamentos:
Regulador de tensão;
Chave simples;
Lâmina magnetizada sobre uma agulha possibilitando sua rotação e leve inclinação utilizada para percebermos visivelmente as variações do campo;
Bobina do tipo toroidal (núcleo = ar) com 120 espiras, raio interno de 7 cm, raio externo de 12,25cm onde o regulador de tensão estava gerando uma corrente de 2,55A.
Para realizar o experimento o regulador de tensão foi utilizado para gerar a corrente de 2,55A na bobina, sendo que a bobina estava separada do regulador por uma chave onde ao desligarmos e religarmos podíamos perceber claramente os efeitos do campo