Campanha Dove
Optamos pela campanha da Dove, “Verão sem vergonha”, divulgada em 2005. Trata-se de um comercial televisivo, onde mulheres com todo o tipo de corpo, cabelo e cor, estão na praia celebrando a vida, cantando, dançando e chamando todas as mulheres telespectadoras para fazer o mesmo. Sem se preocuparem com os estereótipos estabelecidos pela sociedade.
Análise Extrínseca
Observando o cenário brasileiro de 2005, ano em que a campanha foi divulgada, podemos notar que o cenário político estava em princípio de mudança. O novo presidente do país estava em seu primeiro mandato e tinha como principal característica ajudar a classe menos favorecida e dar esperança ao povo brasileiro. No ano de 2005 um grande escândalo político foi divulgado pela imprensa e teve grande impacto na sociedade, que começou a desacreditar no governo que pregou tantas promessas. Apesar do escândalo no governo a economia se manteve em alta. O Brasil conseguiu acumular mais reservas do que a divida externas, o real se valorizou e a inflação ficou sob controle. Isso aconteceu porque, embora apresentando crescimento econômico médio (baixo em comparação com a média dos países emergentes) o governo conseguiu manter a economia do país economia estável e melhorar sua relação com o comércio exterior. Enquanto isso na moda o “padrão” era outro, diferente dos dias de hoje, era imposto que as mulheres fossem extremamente magras, de estatura alta, com cabelos longos e lisos. Era permitido silicone nos seios, fora isso sem muitas curvas no corpo. A campanha decidiu mostrar que não havia nada de errado em fugir dos “padrões” de beleza, todas as mulheres devem ser aceitas e se aceitarem como são.
Análise Intrínseca
A ideia defendida pela campanha é de que todas as mulheres, independente do seu tipo físico, tem o direito de ser feliz, de curtir a vida e as praias no verão. Ou seja, se resume em valorizar a beleza das mulheres que estão fora do “padrão” imposto pela