Primeiros Socorros
Curso de Técnico em Segurança do Trabalho
QUEIMADURAS, CHOQUE ELÉTRICO E AFOGAMENTO
Primeiros Socorros
Trabalho
QUEIMADURAS, CHOQUE ELÉTRICO E AFOGAMENTO
Primeiros Socorros
Introdução
Este trabalho apresenta uma abordagem teórica conceitual sobre as principais causas, formas de lesão e procedimentos de primeiros socorros em vítimas cuja ocorrência, foram através de queimaduras, choque elétrico ou afogamento. Analisando suas consequências e mortalidade. Assim, como a importância de se utilizar uma assistência adequada, e a necessidade de ações simples ou complexas, para se alcançar resultado eficaz em tempo reduzido.
1. Queimaduras A queimadura é um trauma que atinge o maior órgão do corpo humano, a pele. É causada por agentes físicos ou químicos e a gravidade é diretamente proporcional à intensidade da ação do agente, do tempo de exposição e da superfície corpórea atingida. Assim, quanto maior a profundidade e comprometimento dos órgãos, mais grave é o estado da vítima, podendo destruir parcial ou totalmente a pele, atingindo camadas mais profundas como tecidos subcutâneos, músculos, tendões e ossos. Em sua maioria são acidentes graves. Salienta-se que a maior parte de vítimas que sofre algum tipo de queimadura é em decorrência de acidentes domésticos. Usualmente as queimaduras são resultantes de transferência de energia de uma fonte de calor para o corpo, podendo ser de origem:
Térmica: são as mais frequentes e que resultam da transferência de energia de uma fonte de calor para o organismo. Podem ser provocadas por calor seco ou úmido (água quente, vapor de água, fogo…)
Elétrica: podem ser causadas por flash elétrico ou pela passagem direta de corrente elétrica através do corpo. O flash elétrico produz