Histologia
1. Descreva a organização interna de uma célula muscular estriada esquelética e de um neurônio.
R: A cél. muscular estriada esquelética é constituida de: Membrana plasmática ou sarcolema, citoplasma ou sarcoplasma, retículo endoplasmático liso ou retículo sarcoplasmático. Sarcoplasma possui um citoesqueleto desenvolvido, constituído sobretudo por elementos contráteis, as miofibrilas (1 a 3 µm de diâmetro), que se estendem por todo o comprimento da fibra, ficando alinhadas a miofibrilas adjacentes. Miofibrilas são constituídas por filamentos finos e espessos, organizados em unidades que se repetem ao longo da miofibrila, denominadas de sarcômero.
Esta organização cria um padrão de estriações transversais, faixas escuras (bandas A, onde filamentos espessos e finos se sobrepõem) e claras (bandas I, ao longo da linha Z, onde apenas os filamentos finos estão presentes), observadas na microscopia de luz. Túbulos T são invaginações na membrana plasmática que penetram no interior da fibra muscular, entre as bandas I e A, sobrepondo-as. Atuam na condução rápida do impulso elétrico, da superfície para o interior célula, permitindo a propagação do potencial de ação.
Retículo sarcoplasmático, responsável pelo armazenamento de íons cálcio, circunda as miofibrilas. Outras proteínas do citoesqueleto (distrofina, desmina, cristalina, pectina etc.) unem as miofibrilas entre si e na membrana plasmática, criando uma rede protetora contra estresse mecânico.
Neurônio: A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos, e axônios.
O corpo celular: contem núcleo e citoplasma com organelas citoplasmáticas usualmente encontradas em outras células. O corpo celular é, como os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos.
Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, á maneira de galhos de árvore, em ângulos agudos, originando dendritos de