Camoes
Tipos de texto:
Autobiografia Género literário que se caracteriza pela narração da vida de uma pessoa, realizada por ela própria, numa época posterior aos acontecimentos relatados. A identidade do autor, narrador e personagem principal coincidem. Os acontecimentos obedecem a uma continuidade cronológica.
Diário Corresponde a um sucesso de notas datadas, que correspondem a uma narração intercalada. Resulta de uma escrita reatada periodicamente. Fragmentária, em que o “eu” vai se constituindo por acrescento e sobreposição. O sujeito contabiliza e regista, diariamente, as suas alegrias e desgostos, amores, amizades e leituras. O diário é um texto orientado +ara a interioridade: procura a autognose ou capitalização de uma vida.
Memórias Caracteriza-se por uma prevalência do domínio público em relação ao privado, isto é, pelo facto de o sujeito contar a sua história pessoal à luz dos acontecimentos da época histórica em que viveu. A memória tem um papel fundamental neste texto, tendo muitas vezes recursos a fontes escritas e orais
Carta Deve ter uma indicação (locar/data), uma fórmula de saudação, o corpo da carta, a despedida e assinatura (informal) e remetente e murada, local e data, assunto, a saudação, corpo da carta, encerramento do texto, fórmula de despedida e assinatura.
Autoretrato Trata-se de uma reflexão pessoal sobre o “eu”, com apresentação de características físicas e psicológicas do autor.
Relações entre palavras:
Semelhança/Oposição
Sinónimas
Antónimas
Hierarquia
Hiperónimos (conjunto)
Hipónimos (elementar)
Parte/Todo
Holónimos (toda)
Merónimos (parte do todo)
Relações de som e grafia:
Homofonia Som igual, grafia diferente e significado diferente
Homografia Som diferente, grafia igual e significado diferente
Homonímias Som e grafia iguais e significados diferente
Paronímias Som e grafia semelhantes e significados diferentes
Referências Deíticas:
Diz respeito a elementos