Gestão profissional
Mercado Financeiro e de Capitais - Professor : José Luiz
BLOCOS ECONÔMICOS
O que são Blocos Econômicos?
Blocos econômicos são uniões entre de países de uma mesma região geográfica ou não, que visam interesses mútuos de crescimento econômico, podendo se estender para a esfera da integração social. A idéia principal deste conglomerado de nações é fomentar uma integração entre os países participantes, com vistas, à facilitação e intensificação do comércio entre eles com a supressão das barreiras alfandegárias, livre circulação de mercadorias/ serviços, livre trânsito de mão de obra e por último a unificação da moeda, como forma de garantir um crescimento conjunto das nações integrantes do bloco.
Quais estágios que definem a criação dos Blocos Econômicos?
O primeiro estágio: Determinação da área onde ocorrerá o livre comércio, isto na prática, é um acordo onde os produtos produzidos por um determinado país, poderá circular fora de suas fronteiras em outros países membros.
O segundo estágio: Neste segundo estágio efetivamente ocorre através de maiores interesses dos países, quando se unem as aduanas e se implementam as condutas e regras da comercialização.
O terceiro estágio: Dá-se com o surgimento real do mercado comum, onde as regras comerciais internas e externas dos países englobam o comércio e trânsito das mercadorias, do capital e mão de obra de forma livre entre as nações membros do bloco.
Estágio final: Quando se confirma que todas etapas anteriores estão funcionando de forma contínua e protocolar, há o fortalecimento econômico/financeiro com a circulação de uma moeda única entre os membros do bloco.
Blocos ECONÔMICOS QUE o Brasil participa
Mercosul (Mercado Comum da Sul):
Criado incialmente em 1991 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em 2012, aceitaram também como membro efetivo a Venezuela. Esses países sul-americanos em conjunto, adotam políticas de integração econômica e