Camoes
Sabe-se que o maior poeta português, Luís Vaz de Camões, nasceu provavelmente em Lisboa (Portugal), por volta de 1524 e pertenceu a uma família da pequena nobreza, de origem galega.
Possui obras que o coloca a altura dos grandes poetas do mundo. Seu poema épico Os Lusíadas divide-se em dez cantos repartidos em oitavas. Esta epopeia tem como tema os feitos dos portugueses: suas guerras e navegações.
A bagagem literária deixada pelo escritor é de inestimável valor literário. Ele escreveu poesias líricas e épicas, peças teatrais, sonetos que em sua maior parte são verdadeiras obras de arte.
Criador da linguagem clássica portuguesa, teve seu reconhecimento e prestígio cada vez mais elevados a partir do século XVI. Faleceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1580.
Camões faz parte da escola literária do Classicismo (ou renascimento) no séc. XVI. Essa escola literária é caraterizada por: o homem antropocêntrico; o latim a serviço da beleza estética; orgulhoso espírito de independência; exaltação das faculdades humanas; sobreposição da vida terrena à eterna; semipaganismo; curiosidade científica; o modelo de vida e arte é a natureza; predomínio da razão sobre o sentimento; sujeição a regras de conteúdo e forma;