Caminhos do che
Pólo Universitário Campos dos Goytacazes Francielly da Motta Pessoa 1º Período de História apresenta:
Caminhos do Che Guevara
Objetivos: Localizar geograficamente os lugares mais relevantes por onde passou um dos maiores revolucionários do século XX, Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como "Che Guevara", em sua vida e em sua trajetória política.
Aos 14 dias do mês de junho do ano de 1928, nasce Ernesto Guevara de la Serna em Rosário - Argentina
Em 1932, devido ao problemas respiratórios que Ernesto possuía, a família se muda para Alta Garcia - Córdoba - Argentina.
Após terminar os estudos secundários, Ernesto se muda para Buenos Aires, onde começa a estudar medicina.
Em 1952, antes mesmo de terminar medicina, embarca em uma viagem à cinco países: Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. Nessa viagem começa a perceber a exploração na América Latina e depois retorna à Buenos Aires onde se forma.
Em 1953, inicia sua segunda viagem onde passa por Bolívia, Perú, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.
Em 1954, a Guatemala sofre um golpe militar e por apoiar o antigo regime, Ernesto é obrigado a sair do país e se muda para o México.
Em 1955, ainda no México, Ernesto é apresentado à Fidel Castro, líder do "Movimento 26 de Julho" e um ano depois parte para Sierra Maestra - Cuba, onde comandaram um exército rebelde que derrubou o governo de Fulgêncio Batista em 1959.
Após uma ativa participação na política Cubana e partir para a África Negra pela luta contra o imperialismo, Ernesto chega à Bolívia em 1966 para lutar pela unificação dos países da América Latina. E no dia 8 de outubro de 1967, por encontrar muitas dificuldades e sem o apoio do partido comunista boliviano, Ernesto é capturado e um dia após é executado.
Referências: http://www.che-guevara.noradar.com/historia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara