caminhada como agente de emagrecimento
Herculano Silva Bezerra
Professor: Educação Física
Mogi-Guaçu SP
2014
Introdução
A capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança cultura popular, música e brincadeira.
Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente ginástico-acrobático. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais se refere às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
A busca da excelência de desempenho e da superação em inúmeras atividades realizadas pelo homem tem sido um constante ao longo da História da humanidade. O esporte faz parte da nossa cultura de movimento, portanto, devemos proporcionar conhecimentos sobre este tema, visando à formação de alunos/ cidadãos autônomos e crítico para usufruir desse desporto no cotidiano. Observamos que é de grande relevância a participação de alunos em atividades esportivas competitivas ou recreativas desenvolvendo habilidades físicas, motora fina e global, música, noção de tempo e espaço como um dos fatores primordiais para a inclusão social, aquisição de hábitos saudáveis e maior convívio social.
Este projeto visa colocar de forma clara os objetivos e os benefícios que a cultura da capoeira pode trazer no processo educacional e no esporte em geral para as crianças e jovens, a partir 5º ano do ensino fundamental das escolas Municipais de Mogi Guaçu.
O projeto faz uma ponte entre diferentes componentes curriculares um desses são os temas transversais, a capoeira que vem otimizando, situações de