Mídia e ginástica
Disciplina: Educação Física
Professor (a): Felix
MÍDIA E GINÁSTICA
Gabriel Bertolini Carvalho de Castro N°15
São Paulo Março/2014
Gabriel Bertolini Carvalho de Castro
MÍDIA E GINÁSTICA
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA GINÁSTICA
Trabalho para obtenção de nota da disciplina de Educação Física
São Paulo
Março/2014
A influência da mídia
As mídias (jornais, revistas, televisão, cinema, outdoors, internet, etc.) são as principais responsáveis pela difusão de um modelo de beleza em nossa sociedade. Em jornais, revistas, televisão ou cinema o “ideal” de beleza feminina é associado à juventude, pele e olhos claros, magreza, corpo cheio de “curvas” etc. , assim como em relação à beleza masculina esse conceito é associado a homens jovens, brancos, magros e musculosos.
Algumas teorias da comunicação sugerem que as mídias possuem a capacidade de nos convencer e persuadir, e a propaganda, por exemplo, criaria necessidades de consumo, e por isso compramos coisas que, se pensarmos bem, não precisaríamos. Outras propõem que as mídias não intervêm assim tão diretamente, mas influenciam o modo como construímos a imagem da realidade social e como escolhemos os assuntos que julgamos ser importantes para nossa vida, modelando, portanto, nossos modos de pensar, sentir e agir.
De qualquer modo, há consenso de que as mídias exercem influência decisiva no âmbito da Cultura de Movimento, ao propor entendimentos do que são e para que sirva o esporte, a ginástica, a dança etc., e fazem isso não de modo “neutro” ou balizado apenas por critérios técnico-científicos, mas de modo interessado, para vender, além de si mesmas, produtos e serviços. Por isso, as mídias não só divulgam o esporte, a ginástica etc., mas são agentes que participam decisivamente no processo de transformação dessas práticas (mudança de regras nos esportes, por exemplo) e na