Ginastica de academia
Trabalho de Educação Física
“Ginástica de Academia”
Professora: Aline 3°.E.M
Guarulhos
Índice
A história da Ginástica de Academia 01
Mídia e a Ginástica de Academia 02
Função Social 03
Experiência Pessoal 04
Conclusões 05
A história da Ginástica de Academia
A ginástica é um desporto que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Ela se desenvolveu a partir dos exercícios físicos que eram feitos pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar num cavalo, e habilidades semelhantes a executadas num circo. Naquela época, os ginastas praticavam o esporte nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. O esporte só voltou a ser retomado com ênfase no final do século XVIII na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do esporte.
A ginástica moderna, regimentada pela Fédération Internacionale de Gymnastique, incorpora as seguintes modalidades distintas:
Modalidades:
Ginástica Artística (no Brasil por vezes chamada de ginástica olímpica);
Ginástica Rítmica Desportiva;
Trampolim Acrobático;
Ginástica Acrobática.
Além disso, há a ginástica geral ou ginástica localizada, que nada mais é do que série de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos, com o fim de moldá-los ou defini-los anatomicamente falando. A ginástica geral é uma das modalidades ou atividades mais requisitadas nas academias, em especial para atendimento de grupo adultos, que querem melhorar o tônus muscular nas regiões abdominais, parte posterior de membros superiores e também coxa e glúteos.