Educação fisica
A adolescência é uma fase de desenvolvimento do ser humano que é a passagem da infância para a fase adulta. Dentro deste fato de transição ocorrem algumas transformações tanto físicas como psicológicas.
A obesidade faz parte destas mudanças. Acometida pela falta de atividade física destes adolescentes e pela má alimentação, aumentando gradativamente o seu peso corporal, transformando-se em uma pessoa sedentária e obesa.
Uma das soluções para o problema que está acometendo os adolescentes é o exercício físico. O exercício aeróbio é um dos indicados, como a caminhada a natação e o ciclismo que possuem um consumo muito grande de energia e gasto calórico, e são os mais conhecidos e com mais acesso a todas as classes sociais.
Uma das problemáticas que fazem com que o adolescente não pratique atividade física é a falta de interesse pelos próprios, a tecnologia, a renda familiar e a cultura familiar.
Percebe-se que os adolescentes possuem acesso fácil a alimentos não saudáveis, a locomoção para lugares, fazendo com que ocorra uma economia muito grande de movimento, e um consumo excessivo de alimentos prejudiciais a saúde, causando assim o sobre peso e risco a saúde.
“O sobrepeso e a obesidade têm um impacto significativo na saúde física e psicossocial. Os estresses psicológicos e a estigmatizarão social produzidos por esses distúrbios nutricionais são tão graves quanto a sua morbidade. O excesso de peso se soma, em alguns casos, à dislipidemia e à hipertensão arterial como fatores de risco para o aparecimento de eventos cardiovasculares”. (Pais e Carrera, 2008, p.128)
A renda famíliar influencia diretamente os adolescentes a realizarem ou não a prática de exercícios físicos. De maneiras distintas, um adolescente que possui uma renda familiar boa, tem acesso fácil a computador, jogo de vídeo game entre outras tecnologias, perdendo assim, a vontade de praticar