Camada de aplicação
A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. Os elementos que formam a base da Internet são o modelo de referencia TCP/IP e a pilha de protocolos TCP/IP.
Internet e internet possuem significados diferentes. Enquanto internet significa um conjunto de redes de computadores interligadas, a Internet se refere à internet global e pública, disponibilizada pelo Protocolo de Internet. Dessa forma, existem inúmeras internets espalhadas por redes particulares, seja interligando empresas, universidades ou residências. Entretanto, existe somente uma rede única e global, o conjunto de todas as redes, a Internet.
Histórico da Internet
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas que as forças armadas norte-americanas teriam para manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Este extraordinário sistema de comunicação teve origem na década de 60. Nesse período, os mainframes (computadores de grande porte) dentro de organizações de pesquisa eram dispositivos de processamento isolados. Computadores de diferentes marcas eram incapazes de se comunicar.
A Internet originou-se da ARPANET, a primeira rede nacional de computadores criada em 1969 pelo Departamento de Defesa do EUA para garantir a segurança em caso de acidente nas comunicações. Esta rede privada era destinada a interligar os computadores dos centros de pesquisa,