Camada aplicação
Os protocolos são conjuntos de Regras, Estruturas e Formatos, através dos quais informações são trocadas entre computadores, dispositivos e processos, logo em protocolos de redes temos a interação entre os componentes de software e hardware. Os protocolos realizam um variado conjunto de funções, como determinar o formato e a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede, quanto tempo devem esperar para transmitir ou receber uma resposta, controlar erros de transmissão são alguns exemplos.
O TCP/IP é, certamente, o protocolo de rede mais conhecido e utilizado hoje, divide-se em quatro camadas: APLICAÇÃO/APRESENTAÇÃO, TRANSPORTE, REDE/WEB, FÍSICA. Cada tipo de programa se comunica com um protocolo de aplicação diferente, dependendo da finalidade do mesmo.
1.1 Camada Aplicação
A camada de aplicação faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte, ela estabelece regras para a troca de mensagens entre as aplicaçõs. Existem vários protocolos que operam nessa camada, os mais conhecidos são: o HTTP (HypeerText Transfer Protocol, Protocolo de Transferência Hipertexto), o HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure, Protocolo de Transferência de Texto Segura), o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, Protocolo Simples de Transferência de Correspondência), o POP (Post Office Protocol , Protocolo de Posto dos Correios), IMAP (Internet Message Access Protocol, Protocolo de Acesso a Mensagens na Internet), o TELNET, o NNTP (Network News Transfer Protocol), o FTP (File Transfer Protocol, Protoloco de Transferência de Arquivos), o SNMP (Simple Network Management Protocol, Protocolo Simples de Gerenciamento de Redes), o DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio), o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), o TFTP (Trivial File Transfer Protocol ).
HTTP – o HyperText Transfer Protocol é o protocolo que tem a base do ambiente World Wide Web