Paper
Nome do aluno ou da equipe (até 3 alunos)
Profº MsC. Gilmar Dias
FACEL - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e Vendas
19/07/2010
RESUMO
ESTABELECER AS DIFERENÇAS ENTRE SILOGISMO E FALÁCIA
Gilmar Dias
Profº Ademir Moreto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Lógica da matemática – Matemática 0891
17/02/2009
RESUMO
Esse paper trata das diferenças existentes entre silogismo e falácia. O silogismo é a forma de argumentação dedutiva, que nada mais são do que construções mentais com características próprias, que partem do geral para o específico. Já as falácias ou sofismas, também são meios de convencimento, porém, incorretos ou ilegítimos, ou seja, visam enganar o interlocutor, transferindo a argumentação do plano lógico para o psicológico ou linguístico. Demonstramos nesse paper as definições e principais diferenças entre essas duas formas de convencimento.
Palavras-Chave: Lógica. Falácia. Silogismo. Diferenças
1 INTRODUÇÃO
Tanto o silogismo como a falácia ou sofismas são formas de convencimento que tem como fundamento a lógica.
O estudo desses dois conceitos juntamente com o estudo da lógica, seja a lógica material, que se preocupa com a forma e conteúdo, seja pela lógica formal onde a forma é mais importante que o conteúdo, é de extrema importância para a compreensão do pensamento matemático, em especial, do raciocínio matemático.
O ser humano busca de forma incansável, convencer o seu semelhante de algo, seja através da argumentação lógica ou linguística.
Nesse paper iremos buscar conceituar a lógica, o silogismo, as falácias e suas diferenças epistemológicas e práticas.
Não iremos nos aprofundar nos conceitos e nas diferentes formas de silogismo e de falácias. Iremos apenas abordar de forma conceitual. O leitor poderá se aprofundar no tema com a leitura das obras referenciadas.