Tipos de pesquisa
Enquanto estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor um plano previamente estabelecido, a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada, ao longo de seu desenvolvimento; além disso, não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para análise de dados; seu foco de interesse e amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da dotada pelos métodos quantitativos. Dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto do estudo. Nas pesquisas qualitativas e frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir, daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados.
Das principais características sobre a pesquisa qualitativa, abordamos dois tipos de pesquisa: Do tipo etnográfico e estudo de caso.
Dois posionamentos epistemológicos dentro do campo das ciências humanas e sociais, há o embate entre duas visões metodológicas no tocante a realização da pesquisa científica. Uma delas é a que trabalha com métodos qualitativos adotando uma orientação que aceita o comportamento humano como sendo resultado de forças, fatores, estruturas internas e externas que atuam sobre as pessoas, gerando determinados resultados é o positivismo.
Outro posionamento metodológico para se fazer a pesquisa e o que defende o estudo do homem, levando em conta que o ser humano não e passivo, mas que interage com o mundo em que