Historia municipio de simoes filho
O município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, tem sua história marcada pela herança colonialista portuguesa. Sua história se inicia com o cultivo da cana-de-açúcar que perdurou entre os séculos XVI e XVII.Posteriormente, com a devastação das matas apareceram os Engenhos de Bois de Moenda. O local onde atualmente é o centro urbano era ocupado pela Usina de Engenho Novo.
A emancipação do distrito de Água Comprida se deu através de esforços de um grupo de moradores que por volta de 1960 reuniam-se, liderados pelo Sr. Walter José Tolentino Álvares, para tratar dos problemas comunitários.Antes pertencente ao município de Salvador, o distrito foi emancipado em 07 de novembro de 1961 através da Lei Estadual n.º 1538, passando ser denominado de Simões Filho.
SIGNIFICADO DO NOME
Em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho que havia exercido os mandatos de deputado Estadual e Federal, Ministro da Aviação e da Educação, além de ter sido candidato a governador da Bahia e Senador da República.Aniversário da Cidade
CARACTERÍSTICAS
No contexto econômico, podemos considerar o Centro Industrial de Aratu – CIA e o Complexo Petroquímico de Camaçari – COPEC como sendo os dois marcos mais importantes para a economia local. A atividade agropecuária, com baixa representatividade, também se faz presente no município, destacando-se o cultivo de banana, coco-da-baía, cacau (amêndoa), manga, goiaba, laranja e pimenta do reino e a criação de bovinos, suínos e ovinos.
BRASÃO
Símbolo da nossa identidade , o Brasão das Armas do Município de Simões Filho, foi criado em 13 de Maio de 1963, época em que tínhamos Cícero Simões como prefeito municipal e Amphilóphio Bandeira Carvalho como seu Secretário, pela Lei n°1 de 13 de maio de 1933 e é constituído por:
a) Escudo de prata, em leão rompante, de preto lampassado e armado de vermelho, gojetado de ouro, segurando na dextra uma espada flamejante.
b) Insígnias: Municipais, coroa mural de