História de Simões Filho
Água comprida: Origem do nome de Água Comprida segundo alguns pesquisadores foi a chamada desta forma devido um espaço e demora de grandeza arrazoada que chamam de maré, apartada da terra firma de meia légua, com uma légua talvez de Água Comprida a qual anteriormente tinha como seu Centro de Cotegipe, o qual tem sua essência assentada no braço do mar, denominada no século XVII por rio, cuja foi adentrada e batizada por alguns holandeses em 1927, cujos registro históricos mostram que nos idos de 1599, já eram constante a presença dosa povos holandeses nas terras da Bahia, principalmente na área de maior desenvolvimento econômico, os quais cercavam São Miguel e Cotegipe, devido terem grande interesse nos engenhos; pois foi em Cotegipe que deu início ao ciclo de cana-de-açúcar, lá existia grande concentração de engenhos, época do Brasil colonial.
Emancipação: Emancipação foi fruto de pleito da comunidade, em que teve destaque as atuações dos emancipadores: Walter José Tolentino Álvares, Altamirando Ramos, Noemia Meireles Ramos, Profª Maria Chaves, Padre Luiz Palmeira. Integrando a Região Metropolitana de Salvador em 1973, por lei federal, desde esse período recebeu a instalação de diversas indústrias, sendo registrados mais de mil empreendimentos. O pioneiro do saneamento no município foi Engenheiro Simões. Em 1929, quando adquiriu a fazenda “Engenho Novo”, providenciou a vinda de uma equipe de serviço de malária para executar os trabalhos de abertura de valas e córregos, a fim de exterminar a febre pelúcida que ceifava vidas, na antiga Água Comprida.
Ruas e Avenidas com nomes de emancipadores: Praça da Biblia, Praça Noemia Meireles, Praça do CIA, Rua Walter Tolentino, Av. Altamirando Ramos.
Biografia de um emancipador: Ernesto Simões da Silva Freitas Filho - Simões Filho (Cachoeira, 4 de outubro de 1886 — Rio de Janeiro, 24 de novembro de 1957) foi um político, jornalista e empresário brasileiro, foi