A historia de simoes filho
HISTÓRIA
A Cidade de Simões Filho, um dos mais novos municípios baianos, foi criado em 1961. Mas, com o nome de Água Comprida, aparece nos mapas da Bahia desde que o Estado era uma Capitania. Ainda sem a denominação atual, Simões Filho já fazia História: durante a colonização portuguesa, viveu o grande ciclo da produção açucareira nos séculos XVI e XVII. Foi sua primeira contribuição à vida socioeconômica do Estado. Hoje, integrado à Região Metropolitana de Salvador, Simões Filho amplia a sua participação na vida econômica e social da Bahia, tornando-se um dos seus mais atraentes pólos de investimentos.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
Um dos principais fatores que tornam Simões Filho um atraente pólo de investimento é a sua localização geográfica estratégica: situado a apenas 20 km de Salvador, o município está a 14 km do Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, 16 km do Porto de Aratu. 20 km do Porto de Salvador e é cortado pela BR-324 e pela Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro. Acrescente-se a isso o fato do CIA - Centro Industrial de Aratu abranger grande parte do município e a proximidade de Simões Filho com o Pólo petroquímico de Camaçari. É nesse espaço privilegiado que vive uma população trabalhadora, de 100 mil habitantes. Apoiada por uma administração municipal que vem lhe assegurando cada vez mais melhores condições de infra-estrutura física e social urbana.
POTENCIAL ECONÔMICO O Centro Industrial de Aratu - CIA administrado pela SUDIC - Superintendência do Desenvolvimento Industrial e Comercial é um dos principais instrumentos da Política de industrialização do Governo do Estado e sua presença no município de Simões Filho tem contribuído, em muito, para acelerar a vocação industrial do município. Aqui, destaca-se além da SUDIC o papel da SEDEC - Secretaria do Desenvolvimento Econômico, criada em 1997, na administração Edson Almeida, para preencher uma lacuna existente na estrutura organizacional do município. No novo tempo