Camada de aplicação
GUILHERME BERNARDI
CAMADA DE APLICAÇÃO
INTRODUÇÃO
O Cerne do desenvolvimento de aplicação de rede é escrever programas que rodem em sistemas finais diferentes e se comuniquem entre si pela rede, ao desenvolver sua nova aplicação, você precisara escrever um software que rode em vários sistemas finais.
Arquiteturas de aplicação de rede
Arquitetura de aplicação é projetada pelo desenvolvedor e determina como a aplicação é organizada nos determinados sistemas finais.
Em uma arquitetura cliente e servidor, há um hospedeiro sempre em funcionamento, denominado servidor, que atende a requisições de muitos outros hospedeiros, denominados clientes. Nessa arquitetura os clientes não se comunicam diretamente uns com os outros, outra característica é que o servidor tem um endereço fixo, bem conhecido, denominado endereço IP.
Em uma arquitetura P2P, há uma confiança mínima às vezes nula nos servidores sempre em funcionamento, utiliza a comunicação direta entre pares de hospedeiros conectados alternadamente, denominados pares. Uma das características mais fortes da arquitetura P2P é sua auto escalabilidade, também possuem uma boa relação custo-benefício, visto que normalmente não requerem uma infraestrutura de servidor significativa e uma largura de banda de servidor.
COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS
Um processo pode ser imaginado como um programa que está rodando dentro de um sistema final. Quando os processos estão rodando no mesmo sistema final, eles comunicam-se entre si usando comunicação Inter processos, cujas regras são determinadas pelo sistema operacional do sistema final. Eles se comunicam pela troca de mensagens por meio da rede de computadores, o processo originador cria e envia mensagens para rede, um processo destinatário recebe-as e possivelmente responde.
A Interface entre o processo e a rede de computadores
Um socket é a interface de programação pela qual as aplicações são inseridas na