Camada de Aplicação
Publicado em 01/04/2013por ademarfey
O que Faz a Camada de Aplicação do TCP/IP?
Muitos recém-chegados para o estudo do TCP/IP se perguntam por que uma Camada de Aplicação é necessária, considerando que a Camada de Transporte controla muito do interfaceamento entre a rede e as aplicações. Embora isso seja verdade, a Camada de Aplicação focaliza mais em serviços de rede, APIs, utilitários e ambientes do sistema operacional.
Se você tem um bom entendimento da pilha do modelo TCP/IP e OSI, você saberá que há três camadas no modelo OSI que correspondem à Camada de Aplicação do TCP/IP.
Dividindo a Camada de Aplicação do TCP/IP em três camadas separadas, nós podemos entender melhor, de fato, que responsabilidades a Camada de Aplicação possui.
A Equivalência do OSI para a Camada de Aplicação do TCP/IP
________________________________________
Camada de aplicação – A sétima camada do modelo OSI (que não deveria ser confundida com a Camada de Aplicação da pilha do TCP/IP). Suporta acesso de rede, como também provê serviços para aplicações de usuário.
Camada de apresentação – A sexta camada do modelo OSI é a Camada de Apresentação. Ela traduz dados em um formato que pode ser lido por muitas plataformas. Com todos os sistemas operacionais, programas e protocolos diferentes que funcionam por ai, esta é uma boa característica de se ter. Essa camada também tem suporte para a encriptação de segurança e compressão de dados.
Camada de sessão – A quinta camada do modelo OSI é a Camada de Sessão. Administra a comunicação entre aplicações em uma rede e é normalmente usada particularmente para a transmissão de media streaming ou no uso de conferência na web.
________________________________________
Para melhor compreendermos os conceitos da Camada de Aplicação, nós daremos uma olhada em alguns exemplos da Camada de Aplicação em ação.
APIs da Camada de Aplicação
Se você não é nenhum expert na linguagem de nerds – não preocupe: