Camada de aplicação
Visão geral da camada de transporte na Internet
A Internet – e, de maneira geral, a rede TCP/IP – disponibiliza dois protocolos de transporte distintos para a camada de aplicação.
O UDP, que fornece à aplicação solicitante um serviço não confiável e não orientado à conexão.
O TCP, que fornece à aplicação solicitante um serviço confiável, orientado à conexão.
Para simplificar a terminologia, no contexto da Internet, chamaremos de segmento a uma 4-PDU, para ambos os protocolos TCP e UDP.
E usaremos o termo datagrama quando fizermos alusão a uma 3-PDU da camada de rede.
O protocolo IP da camada de rede fornece comunicação lógica entre hospedeiros.
O modelo de serviço IP é o serviço de entrega de melhor esforço. Ele faz o melhor esforço para entregar os segmentos entre os hospedeiros comunicantes, mas não dá garantias. É um serviço não confiável. A responsabilidade fundamental do UDP e do TCP é ampliar o serviço de entrega do IP entre dois sistemas finais para o serviço de entrega entre dois processos rodando nos sistemas finais.
Essa ampliação de entrega hospedeiro a hospedeiro para entrega processo a processo é chamada de multiplexação/demultiplexação de aplicação.
O UDP e o TCP também fornecem verificação de integridade ao incluir campos de detecção de erros em seus cabeçalhos.
O UDP fornece os serviços de entrega de dados processo a processo e verificação de erros.
O TCP, além desses dois, fornece transferência confiável de dados, usando controle de fluxo, números de seqüência, reconhecimentos e temporizadores.
Assim ele converte o serviço não confiável IP entre dois sistemas finais em serviço confiável de transporte de dados entre processos.
Ele também usa controle de congestionamento, que é mais um serviço dirigido à Internet (não à camada de aplicação) um serviço para o bem geral.
Multiplexação e demultiplexação de aplicações
Cada segmento da camada de transporte tem um conjunto de campos