Camada aplicação
Resumo Este artigo foi realizado como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Redes de computadores, e tem como objetivo apresentar a definição da camada de aplicação no modelo TCP/IP, tal como sua função, seus protocolos e aplicações.
Palavras chave: Definição camada de aplicação modelo TCP/IP; Protocolos camada de aplicação.
1- Introdução
A camada de aplicação é aquela que está mais perto do usuário, a maioria dos programas de rede usa esta camada para se comunicar com outros programas. Os processos que rodam nessa camada são particulares da aplicação, o que significa dizer que os dados são passados usando o formato interno da aplicação e depois são codificados dentro do padrão do protocolo.
Alguns programas nesta camada suportam diretamente aplicações do usuário com seus respectivos protocolos como; o HTTP, FTP, SMTP, SSH, DNS e outros. Para a comunicação entre esta camada e a camada de transporte são usadas as portas padronizadas. Por exemplo: O HTTP utiliza a porta 80, o FTP as portas 20 e 21, SMTP porta 25 e assim por diante. O uso de portas padrão permite ao TCP conhecer o conteúdo dos dados e entregar o pacote diretamente ao protocolo conectado na respectiva porta.
2- A definição da camada de aplicação
Uma aplicação interage com os protocolos da camada inferior (transporte) para enviar ou receber dados. Cada aplicação escolhe o tipo de transporte, que pode ser uma sequência de mensagens individuais ou uma cadeia contínua de bytes. É formada pelos protocolos utilizados pelas diversas aplicações do modelo TCP/IP. Esta camada não possui um padrão comum. O padrão estabelece-se para cada aplicação. Isto é, o FTP possui seu próprio protocolo, o TELNET possui o seu próprio, bem como o SNMP, GOPHER, DNS, etc. É na camada de aplicação que se estabelece o tratamento das diferenças entre representação de formato de dados. O endereçamento da aplicação na rede é provido através da