Nataçao na terceira idade
A prática de atividade física é de fundamental importância na vida de qualquer pessoa, pois, contribui positivamente para a manutenção da saúde física e psicológica do ser humano no geral, e em decorrência disto esta tem sido alvo de grande procura por todos os tipos de público desde os mais jovens até os mais velhos.
É indiscutível que a relevância dos exercícios físicos e bem maior durante a terceira idade, de modo que nesta fase da vida o organismo sofre inúmeras perdas biológicas de modo a prejudicar o seu funcionamento dificultando assim a execução de diversas tarefas.
De acordo com Lorda (1995), atualmente no Brasil cerca de 70% de pessoas com mais de 60 anos são sedentárias. Estes dados são realmente alarmantes se considerarmos os riscos que vão desde infartos do miocárdio até AVE (acidente vascular encefálico) ou mesmo o desenvolvimento do câncer. Segundo Otto (1987), a pessoa idosa pode perder até 5% da sua aptidão física em 10 anos, mas é possível recuperar 10% através de atividades físicas apropriadas. Estas por sua vez funcionam como agentes sociabilizadores propiciando aos idosos formas de inclusão e melhora em relação a tensões, angústias dentre outras problemáticas psicológicas. Dentre as diversas opções de atividades físicas disponíveis, a natação tem se destacado e possui grande aceitação, pois exercícios realizados na água reduzem significativamente os impactos e os riscos de lesões, além de todos estes aspectos a natação é uma das modalidades mais completas, porque é capaz de trabalhar os principais grupos musculares simultaneamente.
2 OBJETIVO GERAL
Promover e incentivar a prática da natação generalizada, possibilitando a integração social, moral e afetiva entre os alunos, melhorando ainda suas capacidades físicas e motoras de modo a interferir beneficamente na sua qualidade de vida.
3 OBJETIVO ESPECÍFICO
Propiciar a manutenção das habilidades físicas através da vivência dos quatro estilos da natação,