Calçadista
ENGENHARIA DE PRODUÇAO
MANUFATURA
SÃO LUIS
2015
INTRODUÇÃO É de fundamental importância que as empresas tenham uma visão mais ampla de qualidade para sobreviver as exigências do mercado. O JIT é um sistema bastante eficiente que todas as empresas deveriam adotar para haver grandes melhorias nos seus processos de produção. O sistema JIT tem como base a eficiência na produção e com demanda específica, foi criada pela Toyota Motors Company, também tem como base a produção sem estoque para que elimine os possíveis desperdícios, de forma geral é a melhoria contínua da produção como um todo.
OBJETIVOS GERAL
Aplicar o sistema JIT na Industria Calçadista de Campina Grande-PB.
OBJETIVO ESPECIFICO Para que se possa eliminar os desperdícios é preciso identifica-los e isso deve ser feito antes de concluir a produção e são os próprios funcionários da empresa que devem fazer essa identificação. Para compor o JIT é preciso a utilização de vários outros elementos, como: Kaban, Jidoka, diminuição de setup, trabalho em equipe e participação, entre outros, buscando a velocidade, qualidade e eficiência da produção.
FUNDAMENTAÇAO TEORICA
PRODUÇÃO TRADICIONAL X PRODUÇÃO PUXADA Existem grandes diferenças entre o sistema de produção tradicional (empurrada ou para estoque) e a produção enxuta (puxada, por encomenda). Enquanto no primeiro a produção é disparada pela disponibilidade de materiais a processar, o segundo espera que a demanda do mercado acione a produção.
De acordo com Corrêa e Gianesi (2007), nos sistemas em que a produção é empurrada, há formação de estoques desde a compra de insumos e componentes até a fabricação de produtos acabados. Esses estoques ao longo do processo produtivo proporcionam maior independência a toda produção, na medida em que é uma alternativa para lidar com a falta de coordenação e com as incertezas. Na produção puxada os itens produzidos em um estágio são imediatamente repassados para o estágio