calorimetro
Campus Diadema
Experimento nº. 05
Calorimetria.
Disciplina:
Química das Transformações
Alunos:
Gabriela Martins
Sergio Xavier
Professores:
Profa. Dra. AMEDEA
Prof. Dr. ALESSANDRO
Data: 04/05/2011
Resumo Através do processo de reação acido-base foi possível constatar o H de neutralização da solução e observar o valor da capacidade calorífica do calorímetro que é 18,307 J/g. °C . Em seguida na 2° parte do experimento foi possível observar o H a partir da reação de Mg metálico e HCl e o valor encontrado foi - 462,5 kJ/mol.
Objetivo
O experimento teve como objetivos a construção de um calorímetro de pressão e a verificação da capacidade calorífica de um calorímetro a partir da reação acido-base, a determinação do H entre o magnésio metálico e o acido clorídrico.
Introdução
O calor que é transferido quando se realiza um processo químico ou fisico é pode ser determinado por uma técnica experimental conhecida como calorimetria. O equipamento utilizado para a aferição nesse tipo de procedimento é um calorímetro, De forma que há dois tipos básicos o calorímetro de pressão constante que permite a medida do calor liberado ou absorvido sob condições de pressão constante, há também calorímetro de volume constante é aquele em que o volume não pode variar. Os dois tipos de calorimetria destacam as diferenças entre entalpia e a energia interna. O calor transferido a pressão constante é definido como H, enquanto o calor transferido no volume constante é E. Pode se realizar o calculo do H a partir da massa e a capacidade calorífica especifica da solução, assim como a quantidade dos reagentes. Se houver a liberação de calor ou o calor for absorvido, em ambos os casos a variação de temperatura será observada e determinada. A partir da massa, capacidade calorífica especifica e da variação de temperatura pode-se calcular a variação de calor para o conteúdo do