Calorimetria
1 INTRODUÇÃO 2 2 QUANTIDADE DE CALOR 3 3 TERMOS GERAIS 4 3.1 Capacidade Térmica ( C ) 4 3.2 Calor Específico (c) 4 3.3 Equação Fundamental Da Calorimetria 4 3.4 Princípio Da Igualdade Das Trocas De Calor 5 3.5 Calor Sensível 5 3.6 Calor Latente 5 3.7 Calorímetro 5 4 EQUIVALÊNCIA ENTRE CALOR E ENERGIA MECÂNICA 8
1 INTRODUÇÃO
A calorimetria é a parte da Termologia que estuda as trocas de calor entre corpos. Calor é energia térmica em trânsito. Calor sensível é o que acarreta variação de temperatura ao ser recebido ou perdido por um corpo. Calor latente é o calor recebido ou perdido durante uma mudança de estado.
Quantidade de calor (Q) é a grandeza através da qual avaliamos a energia térmica em trânsito trocada entre sistemas a diferentes temperaturas.
A Caloria é a unidade usual de quantidade de calor. A unidade oficial (SI) é joule. Relação: 1 cal = 4,186 j.
O calor específico de uma substância mede numericamente a quantidade de calor recebida ou perdida por um grama da substância ao sofrer a variação de temperatura 1°C, sendo usualmente expressa em cal/g°C.
2 QUANTIDADE DE CALOR
Quantidade de calor é a medida da energia térmica fornecida por um corpo para outro. Essa energia é chamada Calor. Sua unidade é a caloria e representa-se cal. Também se utiliza o múltiplo kcal (quilo calorias) para 100 calorias. Embora não seja muito utilizado, no sistema internacional (SI) de unidades utiliza-se o joule (J) e temos as seguintes equivalências:
1cal = 4,186J e
1J = 0,239 cal
Para representarmos a quantidade de calor utilizamos , a letra grega Delta e a letra Q. A letra grega delta nos remete a média de calor, calor final menos o calor inicial.
3 TERMOS GERAIS
3.1 Capacidade Térmica ( C )
É a quantidade de calor necessária para variar em 1ºC a temperatura de todo um corpo.
3.2 Calor Específico (c)
É a quantidade de calor necessária para variar em 1ºC a temperatura de 1g de um corpo. Corresponde a