Biocel
Junções de Oclusão:
Função: Vedam o espaço intercelular entre células epiteliais, de modo a tornar os epitélios barreiras com diferentes graus de permeabilidade a solutos.
Localização: Percorrem todo o perímetro apical.
Proteínas:
Estruturais: Claudinas e ocludinas Associadas: ZO1, ZO2, ZO3; Complexo afactina-nectina e JAM’s
Junções de Adesão:
Função: São responsáveis pela coordenação da motilidade e da transmissão de estresses mecânicos entre as células ou entre célula e matriz extracelular, devido a serem locais de ancoragem para componentes do citoesqueleto.
Localização: Encontradas abaixo das junções de oclusão, também percorrem todo o perímetro apical.
Características: Podem ser do tipo célula-célula [cinturões de adesão (morfogênese de estruturas/órgãos tubulares) -> aderem as células umas às outras, proporcionando resistência a forças de tração <- local de ancoragem para filamentos intermediários (componentes estruturais: caderinas-desmogleínas e desmocolinas; placoglobinas, placofilinas e desmoplaquinas)] ou do tipo célula-matriz extracelular (hemidesmossomas e contatos focais -> localizados no domínio basal da MP de células epiteliais, unindo-as à lâmina basal. Também são junções responsáveis pela ancoragem de filamentos intermediários e, portanto, proporcionando resistência a estresses mecânicos).
Componentes estruturais: E-caderinas, cateninas α e β e filamentos de actina (não fazem parte da junção, são componentes do citoesqueleto que se ancoram às cateninas).
Junções Comunicantes (do tipo GAP):
Função: Permitir a comunicação entre citoplasmas de células adjacentes (acoplamento iônico das células).
Características: São formados por conexons, que são estruturas semelhantes a canais que permitem a passagem de pequenas moléculas entre as células (cada conexon é formado pela associação concêntrica de 6 proteínas denominadas conexinas).
Aspecto trilaminar das membranas
O aspecto