Avaliação da contaminação ambiental no entorno de um lixão no município de redenção da serra
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
NILSON BRUNO INDIANI
RODOLFO MORAIS
THIAGO VARGAS MORERA
Avaliação da contaminação ambiental no entorno de um lixão no município de Redenção da Serra
Orientadora: Prof.ª Dra. Maria da Conceição Rivoli Costa
TAUBATÉ
2012
1. INTRODUÇÃO
Um dos maiores dilemas enfrentados pela sociedade atualmente é a questão da destinação adequada do lixo; pois descartá-lo de qualquer maneira, em um local não apropriado, tem implicado e implicará em sérios danos ao meio ambiente.
Na maioria das vezes, o descarte do lixo é feito de forma irregular e sem controle, deixando os detritos a céu aberto, atraindo animais, causando doenças e contaminando solo, ar, água e plantas. Trata-se dos lixões.
O presente estudo trata-se da possível contaminação causada por um lixão na cidade de Redenção da Serra – SP. As possíveis contaminações se deram por meio do solo, de plantas e da água.
2. OBJETIVOS
2.1 Geral
Verificar se o lixão gera contaminação ao meio ambiente.
2.2 Específicos
• Verificar a contaminação do lixão no solo;
• Verificar a contaminação do lixão na água;
• Verificar a contaminação do lixão nas plantas.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Um grande causador da poluição do meio ambiente é o lixão. O descarte inadequado de lixo a céu aberto causa uma série de complicações para todas as formas de vida ali existentes.
Contaminações de solo, de água e de plantas são alguns dos maiores problemas, e o caso das plantas pode ser mais grave ainda, pois elas podem apresentar mutações cromossômicas.
3.1 Contaminação do solo
A crosta terrestre é composta basicamente por silicatos de alumínio. Outros elementos primários formadores de rochas são o ferro, o potássio, o cálcio e o magnésio.
A composição de um solo é diretamente