Calorimetria
ALUNO(A):____________________________________________________
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO TURMA:____________
EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CALORIMETRIA
Quantidade de calor de calor sensível A quantidade de calor trocada entre corpos depende do material de que é feito o mesmo, é diretamente proporcional à sua massa e variação de temperatura. Q µ m Q µ A constante de proporcionalidade é o calor específico da substância ( c ).
CAPACIDADE TÉRMICA DE UM CORPO ( C ) A capacidade térmica de um corpo é a razão entre a quantidade de calor que o corpo troca (ganhando ou perdendo) e a variação de temperatura que ele sofre nesta troca. Indica a quantidade de calor que o corpo deve trocar para variar a sua temperatura em uma unidade (um grau). Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades ( S.I ) é o J / K, sendo que a mais usada é a cal / oC
Trocas de calor "Num sistema termicamente isolado quando dois ou mais corpos trocam calor entre si, até estabelecer-se o equilíbrio térmico, é nula a soma das quantidades de calor trocadas por eles."
Dois corpos ou mais ( com temperaturas diferentes) quando colocados em contato (ou próximos) podem trocar calor entre si, obedecendo a expressão a seguir:
CALOR LATENTE "Quando uma substância está mudando de estado, ela absorve ou perde calor sem que sua temperatura varie. A quantidade de calor absorvida ou perdida é chamada calor latente."
Q = quantidade de calor latente. Quantidade de calor necessária à mudança de fase quando a substância está no ponto de mudança. (cal) m = massa da substância. (g)
L = calor específico latente de mudança de fase da substância (cal/g) O calor específico