A Luta do Proletariado Urbano
O presente trabalho subordina-se ao tema: A Luta do Proletariado Urbano e o Papel da Imprensa e as Manifestações Literárias e Artísticas, e o mesmo pertence a disciplina de História.
O presente trabalho, apresenta como objectivo geral: falar da luta do proletariado urbano e o papel da imprensa e as Manifestações literárias e artísticas; e tem como objectivos específicos: a Contextualização da luta, a resistência contra o trabalho forcado, e a contestação cultural. Todos esses objectivos específicos constituem caminhos que deverão ser seguidos com vista a alcançar o objectivo geral.
A elaboração deste trabalho deve-se a necessidade de desenvolver competências e conhecimento a cerca do proletariado urbano e a contestação cultural do mesmo, pois nota-se que houve uma mudança nas condições a que estes proletariados eram submissos, tais mudanças serão referidas na conclusão do presente trabalho, portanto o presente trabalho irá auxiliar a sociedade estudantil para que assimile conhecimento a cerca do proletariado Urbano, pois, hoje somos estudantes de História, e interessa saber sobre este assunto.
Respeitando os princípios essenciais que nortearam na elaboração do presente trabalho, este surge na mesma linha anterior, visando suprir um vazio caracterizado pela falta de acesso a esta informação mas sobretudo contribuir para um crescente gosto sobre a disciplina de História.
1. A luta do proletariado Urbano (Camponeses e trabalhadores)
Proletariado - Camada social formada por indivíduos que se caracterizam por sua qualidade permanente de assalariados e por seus modos de vida, atitudes e reacções decorrentes de tal situação.
Proletário - Homem de nível de vida relativamente baixo, e cujo sustento depende da remuneração recebida pelo trabalho que exerce em ofício ou profissão manual ou mecânica.
A luta dos camponeses e trabalhadores moçambicanos foi determinada, em parte, pela repressiva estrutura política e económica do