Sistema de Apoio a Decisão em Medicina
Definição
A criação de sistemas de computador de inteligência artificial tem sido um dos desafios tecnológicos mais ambiciosos e controversos. Cientistas e médicos há muito tempo parecem ter sido cativados pelo potencial que essa tecnologia pode ter na medicina. Com o advento de computadores hábeis a armazenar e processar vasta quantidade de informações, surgiu a possibilidade de que se tornassem verdadeiros "médicos em caixas", auxiliando e ultrapassando os médicos.
Assim, um pequeno grupo de cientistas e profissionais de saúde iniciou um programa de pesquisa para uma nova disciplina chamada Inteligência Artificial em Medicina, que é um Sistema de Apoio à Decisão Médica (SADM).
O SADM é baseado em princípios de análises de decisões, que organiza e esclarece informações importantes quanto aos riscos e benefícios de cada tratamento possível, simplificando o processo de decisão para o paciente e para o médico. Mas, apesar desta ajuda, o paciente ainda precisa fazer a sua opção de tratamento e confiar no médico que o acompanha para que este possa explicar, com maiores detalhes, os riscos de cada procedimento. Este método de análise, que possui vantagens e desvantagens e cada vez mais está sendo usado para fornecer as opções mais simples dentro da enorme variedade de alternativas avaliadas.
A avaliação das condutas leva em consideração os prós e contras de cada tratamento possível e os resultados esperados. A recomendação de um tratamento é específico para cada indivíduo, levando em conta os fatores de risco e a preferência de resultados na opinião do paciente e é apresentado de forma simples, facilitando o entendimento pelo paciente.
O SADM tem como elemento básico um programa com os seguintes módulos:
- Perfil do paciente: contém os dados demográficos e os sintomas do paciente.
- Diagnósticos: calcula a probabilidade de possíveis diagnósticos, baseados na sintomatologia apresentada e em possíveis exames