Burguesia x Proletariado
No sistema capitalista as pessoas que tem destaque econômico possuem meios de produção e quem não possuem os meios de produção lhe restará apenas á força de trabalho. Esse alguém não é mais livre, a não ser para vender sua força de trabalho aos proprietários dos meios de produção. Esse é um dos pontos chaves do marxismo. A pessoa que vende sua força de trabalho receberá em troca um salário. O comprador da força de trabalho, por sua vez, receberá o lucro. Dessa diferença, nasceu a definição de classe burguesa e proletária no marxismo, no qual vamos estudar no decorrer do trabalho.
Burguesia x Proletariado
Burguesia
A burguesia é uma classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano e era proprietário dos meios de produção. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias) e prestação de serviços (atividades financeiras).
Proletários
Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado por anarquistas, comunistas e marxistas para definirb a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.
Luta de Classes
A luta de classes foi a denominação dada pelo ideólogo comunista Karl Marx juntamente com Friedrich Engels para designar o confronto entre o que consideravam os opressores, a burguesia, e os oprimidos, o proletariado, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político. A formação da burguesia
Inicialmente os burgueses eram os habitantes dos burgos (pequenas cidades protegidas por muros), estes eram pessoas que trabalhavam com dinheiro, não bem vistas por integrantes da nobreza, que até então eram o principal detentor do poder. Os cidadãos que ficavam fora das muralhas