Burguesia x proletariado
Burguesia: Abordas os principais pontos acerca da classe da burguesia.
Proletariado: Aborda os principais pontos acerca da classe do proletariado.
Relação Burguesia x Proletariado: Aborda características e opiniões do autor acerca das razões e conseqüências das interações e atritos entre as duas classes.
Burgueses e Proletários
“A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.”
“... opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.”
“A sociedade burguesa moderna, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado.”
“... a nossa época caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe: a burguesia e o proletariado.”
A grande indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da América: O mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação por terra. Este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade Média.
Vemos, pois, que a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e de troca.
O governo moderno não é senão um comitê para