Calorimetria
Calorimetria é a parte da física que estuda os eventos, trocas de energias entre corpos ou sistemas em forma de calor, que ocorrem ao nosso redor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: um corpo absorve calor e outro libera. A calorimetria pode ser dividida em duas partes: a reação exotérmica (liberação de calor), no qual podemos citar como exemplo a combustão da gasolina, e a reação endotérmica (absorção de calor), no qual a fotossíntese das plantas se encaixa.
Princípios da Calorimetria:
1. Transformações inversas: a quantidade de calor recebido por um corpo é a mesma quantidade, em módulo, que outro corpo cede ao voltar, pelo mesmo processo, à situação inicial.
2. Equilíbrio Térmico: quando vários corpos (com temperaturas diferentes) trocam calos entre si, e somente entre si, sendo que alguns perdem e outros recebem calor, observamos que com o decorrer do tempo todas as substâncias estacionam com a mesma temperatura, temperatura de equilíbrio térmico.
3. Igualdade das Trocas de Calor: quando vários corpos transferem calor apenas entre si, a soma das quantidades de calor que alguns cedem é igual, em módulo, à soma das quantidades de calor que os restantes recebem.
A ciência que estuda essas transformações, e determina a quantidade de calor que foi transferido é a termodinâmica. A termodinâmica estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, presentado pela letra w. A primeira lei da termodinâmica estabelece quando um sistema fechado sofre uma transformação, variação de sua energia interna (U). É através das variações de temperatura, pressão e volume, que os estudos buscam compreender as transformações e o comportamento que ocorrem na natureza. A quantidade de calor, geralmente, é definida como a energia térmica que é transferida de um corpo para o outro em virtude da diferença entre eles, de temperatura. Pode também ser definida como a quantidade