administração
Os hospitais, desde sua origem, sempre estiveram voltados para a prestação de serviços de saúde sem dar atenção ao gerenciamento. Esse tipo de preocupação só começou a surgir com a crise econômica mundial de meados dos anos 80, e cujas cicatrizes ainda podem ser percebidas, principalmente no chamado terceiro mundo. A partir de então, tornou – se necessário transformar os hospitais em empresa, com tudo que essa migração tenha de bom ou ruim.
O Administrador
Planeja e coordena a área de recursos humanos implantando rotinas de trabalho esquematizando funções estabelecendo politicas de contratações, visando sempre que o atendimento ao paciente seja de elevado padrão técnico e humano.
Coordena a parte administrativa e contábil, em conjunto com outros profissionais, planejando e executando um orçamento que prevê todas as receitas e despesas dos diversos departamentos.
É responsável por toda a parte de compras, serviços de limpeza e alimentação, gerenciando o aspecto receita e despesa dessas áreas.
Implanta controles para que sempre exista uma efetiva utilização física e financeira dos recursos do hospital
É responsável pelo bom desempenho de um hospital, desde a implantação de rotinas de trabalho até os equipamentos necessários ao seu funcionamento.
O Administrador Hospitalar
Estabelece a ligação necessária entre o hospital e os órgãos governamentais, bem como, entre o corpo clinico e os diversos departamentos do hospital.